Golpe financeiro, cuidados que você precisa ter

As novas tecnologias trouxeram mais conforto e comodidade para a população, mas também trouxeram novos riscos, como por exemplo as fraudes financeiras. Assim como muita coisa boa foi melhorada, a prática de crimes envolvendo dados financeiros de instituições também se modernizou.

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) fez uma pesquisa que mostrou que 46% dos internautas brasileiros já foram vítimas de algum tipo de golpe financeiro nos últimos 12 meses.

 

Entre as fraudes financeiras mais comuns estão clonagem de cartão de crédito, contratação de serviços usando documentos falsos, transações em conta bancária sem autorização entre outros.

 

De acordo com um estudo do SPC, 24% de solicitações de empréstimo são realizadas usando documentos falsos, perdidos ou roubados. Essas situações podem levar os consumidores prejudicados a problemas psicológicos como estresse, depressão e crises de ansiedade, além de prejuízos no orçamento.

A quem o consumidor prejudicado deve ocorrer?

Na grande maioria dos casos a empresa credora é quem resolve a situação. No estudo do CNDL, 25% dos entrevistados procuraram o banco ou a administradora do cartão de crédito, 18% recorreram à polícia para gerar boletim de ocorrência.

Alguns cuidados básicos para prevenir cair em uma fraude financeira:

1 – Perdeu um documento? Faça um boletim de ocorrência!

Muitas pessoas acabam ignorando a ida a polícia quando isso acontece, mas o que deve ser levado em consideração é que o boletim de ocorrência nesse caso resguarda o consumidor de impunidades caso seu documento seja usado em ações criminosas.

2 – Verifique itens de segurança nos sites de vendas

Normalmente no rodapé da página de sites de vendas existem alguns selos de segurança que garantem a proteção de dados, outro ponto importante a se analisar é o link, sites que contém o termo “https” são mais seguros.

3 – O que dizem sobre a marca nas redes sociais?

Visitar a página da marca e pesquisar sobre ela em sites como o Reclame Aqui pode te ajudar a saber o que outros clientes pensam a respeito, e se houver alguma reclamação será fácil tomar a decisão se vale ou não a pena comprar naquela empresa.

4 – Peça opinião

Converse com amigos e familiares para saber se algum conhecido seu já comprou naquela empresa.

5 – Proteja suas informações

Anotar senhas próximos aos cartões ou locais de fácil acesso é um grande risco e pode te deixar mais vulnerável.

6 – Atenção para preços muitos baixos

Sempre que ver uma oferta pesquise em empresas concorrentes para ter uma noção melhor de valores, assim será possível saber se o preço está muito abaixo do valor.

Como diz o ditado “é melhor prevenir do que remediar”, esse tipo de situação tem tirado o sono de muitos brasileiros, por isso é bom sempre estar atento.

Além de todos esses cuidados, é importante lembrar que a prática de fraudes em empréstimos tem sido mais comum do que se imagina, por isso quando for procurar uma empresa financeira para solicitar um empréstimo sempre desconfie de empresas que pedem pagamento antecipado, pois a antecipação não é necessária.

Como já mencionado aqui, verifique o site da empresa de onde você irá pedir o seu crédito, consulte telefones, peça referências e se possível faça uma visita. A Consiga Cred tem unidades espalhadas pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, clique aqui para localizar a unidade mais próxima de você.

A Consiga Cred não solicita nenhum tipo de pagamento antecipado de seus clientes, e também não autoriza que ninguém faça esse tipo de solicitação em seu nome, além disso também não prometemos limpar o nome ou algo do tipo.

Caso receba este tipo de solicitação, contate-nos através do e-mail sac@consigacredi.com.br, ou entre em contato conosco por telefone, é só ligar no (14) 3422-3309 ou (14) 3333-0036.

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