Antecipação do 13º salário INSS e 14º salário emergencial vão sair?

16 de fevereiro de 2021 #INSS

Quem é aposentado ou pensionista do INSS com toda certeza está sempre de olho nas notícias, em busca de saber quando o Governo Federal irá liberar o pagamento antecipado da primeira parcela do 13 salário.

Além disso, o ano de 2020 foi tão desafiador, principalmente para quem recebe o salário mínimo, que discussões a respeito da implementação de um 14 salário emergencial para os dependentes do INSS voltaram a circular.

Se você é uma das pessoas interessadas em entender melhor quais as perspectivas de 13 salário INSS e 14 salário emergencial, está no lugar certo. Continue a leitura para saber tudo que precisa sobre o assunto.

O que é a antecipação do 13 salário do INSS?
A antecipação do 13 salário é um processo realizado pelo Governo Federal para assim garantir aos aposentados e demais pensionistas do INSS uma melhor utilização dos seus recursos financeiros ao longo do ano.

Isso é realizado há alguns anos, e geralmente corresponde ao processo de dividir o 13 salário em duas parcelas, pagando a primeira na metade do ano vigente, e a segunda ao final do ano.

Porém, com todas as mudanças impostas pelo Coronavírus, o calendário de pagamento via antecipação 13 salário INSS acabou sofrendo algumas alterações, como será melhor explicado a segui

Como foi em 2020?

O ano de 2020 iniciou promissor em muitos sentidos, considerando que haviam boas perspectivas econômicas e sociais para o Brasil e seus cidadãos.

Porém, logo no começo do ano, acabamos sendo surpreendidos pelo Coronavírus, que travou diversos tipos de trabalho presencial, comprometendo ainda mais a renda variável do brasileiro.

Aposentados e pensionistas também tiveram dificuldades, já que muitos deles acabam por realizar outros tipos de atividades cotidianas para complementar a renda, e assim terem uma vida um pouco mais digna.

O Governo Federal tomou algumas atitudes para auxiliar aqueles que dependem do INSS, e optou por, no ano de 2020, antecipar ainda mais a primeira parcela do 13 salário, pagando a mesma entre abril e junho.

E isso já serviu como uma forma de ajudar um pouco os pensionistas, já que assim eles puderam organizar parte de suas contas.

Como deverá ser em 2021?

E quando entramos no ano de 2021 havia muitas esperanças de que as coisas pudessem retornar à normalidade, permitindo que itens como trabalhar, estudar e viajar pudessem ser feitos novamente com segurança.

E é claro, que a nossa economia pudesse se fortalecer, já que ela é extremamente necessária para que as pessoas obtenham renda e possam viver bem suas vidas.

Porém o início do ano ainda é de muitos questionamentos e dúvidas, considerando que dependemos da vacinação, e da paciência das pessoas, para combater o vírus e todas as suas consequências.

E com tantas incertezas, também ficou em aberto a questão da antecipação 13 salário do INSS, se ela iria acontecer como antes da Pandemia, ou iria sofrer uma adiantada ainda maior, como foi no ano de 2020.

As primeiras notícias repassadas pelo Governo Federal a respeito da antecipação 13 para aposentados e pensionistas era de que a primeira parcela seria paga nos meses de fevereiro e março.

Porém o pagamento dos benefícios de fevereiro foi liberado e muitos perceberam que a antecipação não foi concretizada, o que deixou milhares de pessoas na dúvida se esse dinheiro tão necessário será mesmo liberado.

Após muitas conversas, o Governo Federal divulgou neste início de fevereiro de 2021 que existe uma possibilidade de realizar a antecipação 13 INSS em breve, realizando o pagamento da primeira parcela a partir do mês de abril.

Mas essa informação ainda não é certa, uma vez que o adiantamento desta parcela depende principalmente da aprovação do Orçamento de 2021, o que ainda não foi feito pelo Legislativo.

O que nos resta é aguardar as próximas notícias, pois se espera que em março o orçamento seja votado e aprovado, e assim a primeira parcela do 13º seja adiantada aos aposentados e pensionistas do INSS.

O que é o 14 salário emergencial?

Agora, outro grande questionamento que toda essa Pandemia e as ações realizadas dentro dela nos trouxeram foi a respeito do 14 salário emergencial, e da possibilidade, ou não, de colocar ele finalmente em prática.

O 14 salário emergencial é uma proposta antiga de alguns Senadores e Deputados Federais, que consideram a necessidade de fornecer, de tempos em tempos, um salário extra para aposentados e pensionistas ao final de cada ano.

Isso porque se considera que a vida dessas pessoas já é complexa, principalmente aqueles que recebem pouco mais de um salário mínimo. E que o início de ano é sempre difícil financeiramente, com muitos gastos.

Mas a proposta não estava contando com muita atenção, até a chegada da Pandemia de 2020.

Possibilidades do 14 salário emergencial

Com a Pandemia, e tudo o que ela acabou implicando na vida das pessoas, a discussão e interesse pela implementação do 14 salário emergencial acabou retornando.

Isso porque muitos consideram que, mesmo antecipando ainda mais uma das parcelas do 13 salário, os aposentados e pensionistas ainda poderão passar por momentos de dificuldades.

Já que um dinheiro que era esperado para um período acaba com sua data alterada, mudando ainda a perspectiva de renda e uso.

O que se sabe a respeito do tema é que existe um projeto de lei, o de número 3.657/2020 sendo organizado, que trata da manutenção de algumas parcelas do 14 salário emergencial.

Porém o mesmo ainda está em análise no poder Legislativo, sem muitas perspectivas de prazo. Fora que, mesmo sendo aprovado, ele é um procedimento emergencial!

Então, mesmo que o 14 salário emergencial seja aprovado, ele não será fixo, e terá uma duração específica, de maneira a auxiliar os dependentes do INSS, e também fomentar um pouco a economia do país.

Conclusão: antecipação do 13 salário e 14 salário emergencial são possibilidades!

E podem acabar nos surpreendendo, caso o Governo Federal leve em consideração as necessidades do seu povo.

Por isso, fique de olho aqui no nosso blog para obter uma certeza de quando a data de antecipação 13 salário vai sair.

E também, para caso o 14 salário emergencial seja efetivamente aprovado, melhorando alguns pontos da vida financeira dos aposentados e pensionistas do INSS.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
lynda course free download
download mobile firmware
Free Download WordPress Themes
free download udemy course
Últimas Atualizações

Temos as melhores taxas do mercado!

Simule Agora!