Como Surgiu o Outubro Rosa?

O movimento Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, no final da última década do século 20, onde a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu o laço cor-de-rosa para todos os participantes da primeira Corrida pela Cura, feita em 1990 na cidade de Nova York.
Em 1997 entidades espalhadas pelos Estados Unidos começaram a motivar a prevenção do câncer de mama, estimulando o diagnóstico precoce. As ações ocorriam principalmente em locais públicos, com as cidades enfeitadas com laços rosas, além de desfiles com sobreviventes ao câncer de mama.
Nessa época do ano, prédios no mundo todo são iluminados com a cor rosa, porém não se sabe ao certo quando e onde se começou essa prática, o importante é a divulgação cada vez maior da campanha Outubro Rosa.
Em 02 de Outubro de 2002 o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo, foi iluminado pela cor, esse foi o primeiro prédio iluminado no país, ação feita por um grupo de mulheres simpatizantes com a causa.
A conscientização da prevenção do câncer de mama tem um destaque maior no mês de outubro, porém é importante lembrar que esse é um tema que pode ser divulgado o ano todo.
Sobre o câncer de mama
Trata-se de um tumor maligno que ataca o tecido mamário, sendo um dos tipos mais comuns segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Para diagnóstico da doença, é necessário fazer regularmente a mamografia, pois esse exame é o principal método para o rastreamento da doença.
Um fato curioso para se mostrar aqui é que a amamentação do bebê direto do peito da mãe ajuda na prevenção do câncer de mama. Segundo o blog do Ministério da Saúde, mulheres que amamentam seus bebês diminuem o risco da doença em 4,3% a cada 12 meses de duração de amamentação, esse estudo foi feito com mulheres de 30 países diferentes.
A Consiga Cred apoia a campanha de prevenção ao câncer de mama do Outubro Rosa. Procure o seu médico e faça o exame de prevenção!