Conheça as vantagens da Antecipação do Saque Aniversário FGTS

17 de junho de 2021 #Destaques #FGTS #Finanças

O Saque Aniversário FGTS é uma opção que o trabalhador tem para retirar parte do seu saldo, entretanto, você sabe quais são as vantagens e como funciona o saque aniversário? Abaixo traremos algumas informações a respeito desta modalidade de sistemática do FGTS e também do crédito antecipado.

Você sabe o que é o Saque aniversário FGTS?

Com a publicação da lei nº 13.932/2019, houveram algumas alterações nas regras relativas ao saque do FGTS, instituindo a modalidade saque-aniversário disponibilizada ao trabalhador como outra opção em relação a sistemática de saque por rescisão de contrato de trabalho, permitindo assim o resgate anual de parte do saldo da conta vinculada ao FGTS.

E Antecipação de Saque Aniversário FGTS?

É uma modalidade de crédito designada a pessoas físicas que optaram pelo Saque Aniversário do FGTS, utilizando o saldo da conta vinculada nesta operação. Com características como simplicidade e agilidade, a antecipação vem para facilitar o acesso a este crédito sem burocracia.

Quais são os requisitos?

  • Ser maior de 18 anos ou emancipado.
  • Estar com o CPF em situação regular na Receita Federal
  • Possuir conta corrente ou poupança
  • Possuir saldo em sua conta FGTS
  • Optar pelo saque de aniversário
  • Autorizar o banco a ter acesso aos valores e dados do FGTS.

Vantagens:

  • Facilidade, obtenha crédito rápido sem burocracia
  • Não compromete o orçamento mensal, pagamento em parcela única anual de forma automática;
  • Débito direto na conta vinculada do FGTS e em parcelas anuais
  • Não interfere na contratação de outras linhas de crédito
  • Taxas competitivas, oferecendo mais economia;
  • Dinheiro rápido na sua conta, em até 24 horas após a requisição*

*O prazo para liberação do crédito em conta pode sofrer alterações conforme escolha da instituição financeira escolhida para a operação.

Quantas parcelas posso adiantar?

Até 5 (cinco) parcelas anuais do Saque Aniversário FGTS. Consulte seu saldo disponível para saque anual no aplicativo da Caixa Econômica Federal do FGTS.

Se eu adiantar pago impostos sobre a operação?

Sim, existe a cobrança de IOF por ser uma operação de crédito. O valor cobrado será um percentual do valor total da operação, podendo variar de 0.38% + 0.082% ao dia, com limite de até 3%.

Qual a taxa de juros desta operação?

O valor dependerá do canal de contratação, podendo chegar ao limite de 1,99%.

Como é feita a amortização da operação?

Conforme ressaltado anteriormente neste texto, não há taxas mensais, a amortização acontece anualmente, mediante ao saldo dos recursos (débitos bloqueados e disponíveis) da conta vinculada ao FGTS na data que seria realizado o Saque Aniversário.

Consigo antecipar a liquidação e desbloquear o FGTS?

Sim, após a quitação do valor da operação de antecipação de Saque Aniversário o saldo do FGTS será desbloqueado. Ressaltamos ainda que para a liquidação do contrato deverá ser utilizado recursos próprios, não sendo possível usar o saldo da conta do FGTS.

A Antecipação do Saque Aniversário FGTS compromete outras linhas de crédito?

Não. Esta operação de crédito não depende de margem consignável e nem compromete outras linhas de crédito.

Esta operação compromete a capacidade de pagamento?

Não, uma vez que as parcelas ocorrem anualmente utilizando o saldo disponível e bloqueado da conta vinculada ao FGTS, esta operação não compromete sua renda mensal.

Vale a pena antecipar o saque aniversário do FGTS?

Esta modalidade de crédito é vantajosa para pessoas que precisam de dinheiro para ter mais tranquilidade financeira, fugindo de taxas altas de outros créditos, como cartões de crédito. Também é indicado para quem precisa criar uma reserva de emergência (dinheiro que ficará guardado para qualquer necessidade não prevista, conserto de um automóvel, uma consulta médica, e/ou outros imprevistos que poderão causar desconforto na saúde financeira).

Ficou com dúvidas ainda sobre o que é a antecipação do Saque Aniversário do FGTS?
Entre em contato com a Consiga Cred ou nos envie uma mensagem em nossas redes sociais que estaremos à disposição para sanar qualquer dúvida.

Últimas Atualizações

Temos as melhores taxas do mercado!