Dicas Black Friday 2019: Aproveite As Melhores Ofertas!

Sempre em novembro, na última sexta-feira do mês acontece a Black Friday. Muito se ouve falar, mas a maioria das pessoas pouco sabem sobre essa data.
A Consiga preparou esse texto para você entender do que se trata, quando ela começou no Brasil e algumas dicas de como aproveitar melhor a data.
O que é a Black Friday?
É uma campanha de vendas que traz descontos significativos em produtos e serviços de todas as categorias, e a grande vantagem da data é aproveitar os descontos para economizar.
Quando começou a Black Friday?
Segundo o site oficial da data, ninguém sabe dizer ao certo quando surgiu a expressão “Sexta-feira Negra”, algumas teorias dizem que o termo foi criado na Filadélfia na década de 1960 por policiais. A ideia era se referir ao dia após o feriado do Dia de Ação de Graças em que o trânsito ficou caótico, diante disso surgiu uma grande oportunidade para os lojistas.
O termo ganhou fama e se espalhou, no Brasil a adesão da Black Friday começou em 2011 através do portal Busca Descontos, mas diferente dos Estados Unidos, a data aqui no Brasil começou como um evento exclusivamente online.
Hoje a data é conhecida pela maioria das pessoas, e vem sendo recorde de vendas a cada ano, todo o tipo de varejo tem se preparado para esse momento para fazer as vendas aumentarem, ainda mais com a proximidade das festas de final de ano.
É preciso estar atento com as ofertas oferecidas nessa época do ano, pois infelizmente muitas empresas ainda acabam fazendo propaganda enganosa e maquiando preços, segundo o site de reclamações Reclame Aqui, diante dessas informações separamos algumas dicas para te ajudar a aproveitar as promoções com cautela e sem preocupações.
1 – Pesquise com antecedência
Como dito anteriormente, muitos consumidores acabam sendo enganados e saem no prejuízo nessa época do ano, e se você está pensando em aproveitar a Black Friday o ideal é se planejar para isso.
Faça pesquisas na internet e encontre lojas concorrentes que tenham o produto que você deseja comprar, veja as ofertas, condições de pagamento, faça simulações da compra, verifique o prazo de entrega e frete.
O ideal é que você salve essas informações e vá comparando quais mudanças acontecem conforme a data se aproxima, assim, caso alguma comunicação de preço esteja muito divergente você terá propriedade para reclamar.
2 – Cadastre seu e-mail para receber ofertas
Junte a dica anterior de salvar suas pesquisas com a dica de cadastrar seu e-mail nas lojas de interesse de compra.
As empresas normalmente têm um campo específico para isso, e sempre que uma nova promoção for lançada você será notificado via e-mail.
Outro ponto positivo de fazer esse cadastro é poder receber algumas promoções mais exclusivas e personalizadas de acordo com as suas últimas compras.
3 – Programe-se
Comprar coisas para si é um tanto prazeroso, mas nessa época de muitas opções é necessário ter um pouco de cautela na hora de fazer as compras para não se endividar.
Infelizmente muitas pessoas acabam deixando a razão de lado e perdendo o controle, correndo o risco de ficarem com o nome sujo na praça por não terem se programado.
Todo cuidado é pouco nesse momento, vá com calma e respeito o seu bolso.
4 – Compras online? Cuidado!
Já falamos nesse texto aqui sobre golpe financeiro e as consequências de sofrer um, nele você pode conferir outras dicas de como se proteger, principalmente se suas intenções de compra estão na web.
Verificar a procedência da empresa, pesquisar o que outros consumidores dizem, verificar se o site informa CNPJ, endereço, telefone e se tem selo de segurança, essas são algumas dicas para você proteger seus dados.
5 – Foco!
Você sabe exatamente o que quer comprar? Já parou para analisar se realmente precisa daquele item? Infelizmente muitos consumidores são tentados por propagandas apaixonantes e acabam comprando itens de que não irão precisar.
Além disso, você sabe quanto pode gastar? Com o 13º se aproximando a empolgação é grande para “torrar” esse dinheiro extra, mas calma, por mais tentadores que sejam os descontos mantenha o objetivo na hora da compra.
Faça uma lista para se organizar melhor, saiba qual valor de parcela se encaixa no seu bolso sem te apertar financeiramente, compra consciente é compra programada.