Empréstimo Consignado: qual a diferença entre empréstimo novo, portabilidade e refinanciamento?

A princípio o empréstimo consignado é um produto que muitas pessoas já conhecem, inclusive, você provavelmente já deve ter ouvido sobre consignados.
Todavia há uma diversidade de produtos, tais como: empréstimo novo, cartão, refinanciamentos ou portabilidade. Entretanto, você sabe a diferença entre eles?
Neste texto iremos apresentar a você as características de cada um deles.
O que é Empréstimo Consignado?
Esta modalidade de crédito tem como principal característica o desconto diretamente no benefício do cliente (folha de pagamento).
O empréstimo consignado costuma ter taxas menores e maiores prazos, por ter pouco risco de inadimplência, tem como característica ser uma operação segura.
Nesse sentido, este crédito é ofertado apenas para um grupo específico de pessoas: funcionários públicos, podendo ser municipais, estaduais ou federais, aposentados e pensionistas do INSS e algumas empresas podem ter um convênio com algum banco para contemplar esta possibilidade a seus funcionários.
As taxas de juros do crédito consignado vão variar conforme cada banco e seus respectivos convênios.
Cartão de Crédito Consignado
O Cartão de Crédito Consignado é um cartão de crédito comum em vários aspectos, sua singularidade está em seu pagamento ser descontado em folha, o valor mínimo a ser descontado é de 5% sobre renda. O uso pode ser em compras parceladas como os cartões tradicionais ou o cliente pode sacar o valor do limite disponível.
O limite deste cartão é baseado na margem consignável, esta margem foi criada para preservar a saúde financeira das pessoas, portanto, oportunizando o controle de gastos.
Cada pessoa terá um valor correspondente a sua margem consignável, visto que ela é equivalente ao benefício/salário líquido de cada um.
Para ficar mais claro, imagine que um aposentado tem uma renda Bruta de R$2500,00 reais, caso ele contrate um cartão de crédito consignado, a parcela poderá ser no máximo de R$125,00.
Uma dica para evitar que os juros se sobreponham é que busque utilizar o limite da margem, evitando ultrapassar este valor e caso ocorra, o usuário pode selecionar o pagamento em boleto da diferença do valor consignado, esquivando-se de acumular juros de um mês para o outro.
Portabilidade
Esta modalidade é para quem já tem um crédito consignado contratado!
Na portabilidade o seu contrato com o banco de origem é migrado para outro banco com a seguinte regra fixa:
“A taxa de empréstimo atual deve ser sempre menor ou igual a de origem”.
Refinanciamento ou Refin:
O refinanciamento de empréstimo consignado ou refinanciamento da portabilidade são utilizados para diminuir o valor das parcelas e gerar um outro valor para a pessoa que solicitou, ou seja, o famoso “troco”.
Entretanto, para solicitar o refin do seu consignado é necessário cumprir algumas regras, como por exemplo: ter quitado parcialmente o seu contrato original do empréstimo consignado.
Gostou de saber mais sobre os tipos de Créditos Consignados e quer contratar um deles, entre em contato conosco por meio de uma das nossas unidades, a contratação de qualquer um deles é 100% online e segura.
Ainda ficou com alguma dúvida sobre empréstimo consignado?
Acesse nosso site e saiba mais sobre Crédito Consignados e outras soluções financeiras.