Novembro Azul e a Prevenção ao Câncer de Próstata

08 de novembro de 2019 #Notícias

O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte pela doença em homens no Brasil, (fonte INCA – Instituto Nacional do Câncer) e só em 2017 foram registradas 15.391 mortes vítimas da doença.

Mas primeiro vamos entender o que é a doença, suas causas, como fazer a prevenção e qual o tratamento.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula masculina que tem uma forma de noz, ela fica logo abaixo da bexiga e em frente ao reto, o órgão envolve a porção inicial da uretra, que é o tubo pelo qual a urina é eliminada da bexiga.

O que é o câncer de próstata?

Conforme a próstata funciona, algumas células podem se desenvolver e se multiplicar de forma anormal, o que provoca o surgimento de um tumor. Esse tipo de câncer é o segundo mais incidente entre os homens no país, ficando atrás apenas do câncer de pele.

Sintomas

Na sua fase inicial pode apresentar poucos ou nenhum sintoma, dentro deles podemos citar dificuldade de urinar, vontade de urinar mais vezes, dores nos ossos, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Diagnóstico, como é feito?

O recomendado é que o exame seja feito uma vez ao ano, para que seu médico possa acompanhar possíveis alterações na próstata. Infelizmente o exame para identificar as alterações na próstata ainda é motivo de vergonha e preconceito entre muitos homens, pelo fato de o mesmo ser feito através de um toque retal, mas o que deve ser levado em conta é que a preservação da vida deve estar em primeiro lugar.

Outro ponto que deve ser levado em consideração por você homem, o câncer de próstata pode avançar para outros órgãos, mais conhecido como câncer metástase, ele pode evoluir para o fígado, ossos e pulmões, sendo assim, repense sua resistência em fazer o exame. O exame indica a necessidade da biópsia da próstata, e se caso identificado alguma anomalia o paciente é indicado ao tratamento necessário.

Tratamento

Homens a partir dos 45 anos têm mais propensão ao câncer de próstata, e a forma de tratamento depende de vários aspectos como o estado de saúde e expectativa de vida.

Prevenção

Médicos especialistas recomendam alguns hábitos:

  • Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Não fumar;
  • Tratar possíveis alterações na pressão, diabetes e colesterol;
  • Manter um peso saudável;
  • Praticar atividades físicas;
  • Afastamento pelo SUS.

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem uma lei que garante ao paciente o início do tratamento no prazo máximo de 60 dias, o qual se dá início na data em que o diagnóstico foi assinado.

Saiba que, é direito seu ter todo o suporte pelo SUS e ser por ele orientado a todo o tratamento, e caso o seu tratamento não seja iniciado você poderá acionar a justiça através da Defensoria Pública, não tendo nenhum tipo gasto com demandas judiciais.

Últimas Atualizações

Temos as melhores taxas do mercado!