Open Banking: saiba tudo sobre esse novo meio de contratar empréstimo online

04 de janeiro de 2021 #Crédito Consignado #INSS

Tudo sobre Open Banking. Como ele funciona e quais são as vantagens de contratar um empréstimo online. Veja!

É inegável que a tecnologia influencia cada vez mais a nosso cotidiano. Desde as nossas interações sociais como também lazer e atividades do dia a dia foram alterados pelas inovações tecnológicas que surgem diariamente para facilitar a vida humana. No ramo das instituições financeiras, as tecnologias trouxeram para os usuários diversas facilidades como as fintechs, o Pix e por fim o Open Banking.

É sobre essa última inovação que nos aprofundaremos neste texto. Vamos mostrar o que é o Open Banking e como ele funciona. Posteriormente, mostraremos os motivos pelos quais essa nova ferramenta facilitará a contratação de empréstimo online e outras operações financeiras. Mostraremos todos os benefícios para as pessoas físicas e por fim quais são as fases de implementação dessa nova tecnologia no Brasil.

O que é Open Banking?

Após o surgimento do Pix, tecnologia que revolucionou o mercado financeiro, o Banco Central (BC) anunciou a chegada do Open Banking outra ferramenta que promete inovar na transmissão de dados do cliente para os bancos e assim facilitar a contratação de créditos.

Em tradução literal o termo significa “banco aberto”, ou seja, o principio do open banking é o compartilhamento de dados do usuário entre os bancos e a melhoria da experiência do usuário, uma vez que se espera que as instituições comecem a priorizar os clientes após a implementação do novo sistema.

Embora o uso de tecnologia seja um dos principais diferenciais dessa inovação, ele é composto também por um conjunto de regras que não somente autorizam o compartilhamento de informações dos clientes entre as instituições financeiras, como também oferece aos usuários maior segurança das suas informações, uma vez que é necessária a sua autorização para que cada instituição tenha acesso aos dados.

Como esse serviço funciona?

Depois de entendermos o que é esse conceito veremos como esse serviço funciona. O serviço que já está disponível em lugares como o Reino Unido, a Austrália e a Índia, ainda não tem todos os detalhes de funcionamento disponíveis no Brasil. Porém, de forma geral ele funcionará por meio do uso de APIs.

As APIs (Interface de Programação de Aplicações) são conjuntos de padrões de programação que autorizam a construção de aplicativos. Ou seja, com uma API é possível ter acesso as informações (como exemplo, os gastos e rendimentos do usuário) automaticamente após a sua autorização.

Sendo assim, quando uma pessoa que possui conta em um banco A desejar pedir um empréstimo ou ainda realizar outras operações com os seus dados em um banco B é possível pedir que suas informações sejam repassadas de um banco para outro de forma totalmente automática.

Qual o nível de segurança desse sistema?

Após entender o que é esse novo sistema e como ele funciona, você deve ter se questionado em relação à segurança dos seus dados, certo? Por isso lembramos que esse sistema opera de acordo com as normas do LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Dessa forma qualquer informação dos usuários dos serviços financeiros só poderá ser repassada pelas instituições depois de algumas etapas que garantem o seu total consentimento. Além disso, caso o cliente desejar anular a sua autorização, sua vontade deve ser atendida. Por fim, cada instituição tem normas e medidas próprias que garantem a sua segurança, logo esse novo sistema é seguro.

Quais são os seus benefícios?

Depois de explicarmos o que é esse sistema e como ele funciona, fica evidente quais são os seus benefícios para os clientes. Entretanto, é importante destacar que além de manter o compartilhamento de dados mais transparente e seguro para os clientes há também vantagens para as empresas que o aderirem.

A primeira de que falaremos é o fato de que com esse novo sistema em vigor e com o uso de APIs os custos das operações para as instituições e bancos será reduzido. Além disso, as instituições financeiras terão mais oportunidades de ofertar os seus produtos, uma vez que os processos de contratação de serviços serão menos burocráticos.

Dessa forma é possível também que essas instituições ofertem serviços melhores para os clientes uma vez que a concorrência entre cada uma aumentará e haverá a necessidade de melhoria para atração de novos clientes.

Por fim, o usuário terá uma experiência melhor em cada uma das operações realizadas, visto que cada uma será menos burocrática e enfatizará o que é melhor para o cliente.

Como ocorre esta implementação do sistema no Brasil?

Depois de explicarmos tudo sobre esse novo sistema, resta apenas entender quando ele de fato estará disponível para todos os clientes brasileiros. Como já foi dito, ele está em funcionamento no Reino Unido, na Austrália e na Índia.

No Brasil, vemos hoje poucas instituições operando com esse sistema. Estima-se que uma implementação mais efetiva comece no dia 1 de fevereiro de 2021 e tem como previsão chegar a todos os clientes dos grandes bancos do país entre outubro e dezembro de 2021. Segundo o Banco Central (BC) ela ocorrerá em quatro fases.

A primeira refere-se à disponibilização de dados detalhados acerca dos canais de atendimento, a segunda consiste nas informações de cadastro dos clientes. Por fim, a terceira e quarta fases relacionam-se aos dados relativos aos serviços e produtos ofertados para os clientes.

Inicialmente, somente instituições cadastradas no BC poderão participar do novo sistema. Sendo que, as instituições de grande porte, como o Banco do Brasil, Bradesco, dentre outras serão obrigadas a participar. Outras instituições, como o NuBank ou o Pic Pay terão adesão voluntária.

Ao longo deste texto mostramos tudo sobre Open Banking, como ele funciona e os motivos pelos quais ele se mostra uma inovação para os clientes que desejam contratar empréstimos online. Explicamos como essa tecnologia revoluciona o mercado financeiro brasileiro e como isso é benéfico para os consumidores finais. Com isso, constatamos o quanto essa é uma opção segura e viável para quem quer contratar o melhor empréstimo.

Você sabia que a Consiga Cred já possui um sistema de simulação que trabalha de maneira 100% online? Você consegue fazer a solicitação do seu empréstimo com as melhores taxas do mercado no conforto da sua casa. Faça agora mesmo a sua simulação clicando aqui!

Gostou de entender mais sobre essa inovação no mercado financeiro? Não deixe de acessar outros textos do nosso blog para entender mais sobre diversos assuntos relacionados a Previdência e Empréstimo Consignado!

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download karbonn firmware
Free Download WordPress Themes
udemy course download free
Últimas Atualizações

Temos as melhores taxas do mercado!

Simule Agora!