Portabilidade de Crédito: O Que é e Como Fazer?

22 de novembro de 2019 #Crédito Consignado

Como dito acima, esta operação é uma transferência de crédito de um banco para outra instituição financeira. Se você realizou um empréstimo ou financiamento e sente que as taxas de juros do seu contrato estão altas, você poderá transferir a dívida para um concorrente em que essas taxas são menores, ajudando a trocar uma dívida mais cara por uma mais barata.

Muitas pessoas recorrem à portabilidade de crédito pelas taxas de juros mais atrativas e pela qualidade de atendimento. Assim, esta operação gera mais competitividade entre os bancos e financeiras, melhorando as propostas para os clientes.

E como funciona a portabilidade de crédito?

Primeiro, você deve fazer uma simulação em diversas empresas com o mesmo valor do empréstimo ou financiamento que possui, para poder comparar as taxas de juros e o custo efetivo total, ou CET.

Depois de comparar os números, você poderá escolher o banco que mais lhe agradar. Após a escolha, você precisará entrar em contato com o seu banco atual, aquele que possui a sua dívida, e solicitar as informações sobre como quitar o valor total. Lembrete: a empresa tem a obrigação de lhe passar as informações, pois é um direito seu de pedir.

Geralmente, são estas as informações que você pode pedir:

  • Número do contrato;
  • Saldo devedor atualizado;
  • Demonstrativo da evolução do saldo devedor;
  • Sistema de pagamento;
  • Modalidade de crédito;
  • Taxa de juros anual (nominal e efetiva);
  • Valor de cada prestação, especificando o valor do principal e dos encargos;
  • Prazo total e remanescente;
  • Data do último vencimento da operação.

Após colher estas informações, entre em contato e converse com nova a instituição financeira, sobre como você poderá realizar a portabilidade de crédito. Vale lembrar que o seu banco não pode te impedir de realizar a portabilidade. Porém, a nova credora não é obrigada a aceitar a sua transferência, pois ela precisa saber se será vantajoso para a empresa realizar esta operação. Depois de tudo decidido e aprovado, a portabilidade de crédito é iniciada.

A portabilidade terá algum custo?

A operação não possui nenhum custo ao cliente, visto que suas taxas de transferências são pagas pelo banco que comprará a sua dívida.

Entre em contato com o seu banco e com a empresa que deseja fazer a portabilidade de crédito para saber mais sobre esta operação e assim, sanar todas as dúvidas que possam aparecer no caminho.

Últimas Atualizações

Temos as melhores taxas do mercado!