Saque Emergencial do FGTS

No dia 7 de abril, através de um decreto, o Governo Federal liberou o saque emergencial do FGTS no valor de R$ 1.045,00 por trabalhador. A medida entra em vigor como medida econômica para aliviar o déficit causado pela pandemia do novo coronavírus.
Segundo a MP, os saques serão feitos em acordo com o cronograma de atendimento definido pela Caixa Federal, e os trabalhadores que tiverem conta poupança receberão automaticamente. Há a possibilidade, sem custo, de receber o crédito em outro banco, porém precisa ser em uma conta da mesma pessoa.

Há duas modalidades de saque liberadas
Saque-aniversário
Esta regra que já está em vigor desde 1º de abril, possibilita resgatar parte do dinheiro uma vez por ano, seguindo a regra do mês de aniversário do trabalhador.
- Janeiro e fevereiro – abril a junho de 2020
- Março e abril – maio a julho de 2020
- Maio e Junho – junho a agosto de 2020
- Julho – julho a setembro de 2020
- Agosto – agosto a outubro de 2020
- Setembro – setembro a novembro de 2020
- Outubro – outubro a dezembro de 2020
- Novembro – novembro de 2020 a janeiro de 2021
- Dezembro – dezembro de 2020 a Fevereiro de 2021
Como faço para aderir ao saque-aniversário do FGTS?
Para aderir a esta modalidade de saque, o trabalhador deve acessar o site ou o aplicativo Caixa FGST (disponível no Google Play e AppStore). Caso possua conta corrente ou poupança na Caixa Econômica, o cliente poderá acessar a opção FGTS dentro do internet banking ou no aplicativo Caixa.
Saque emergencial do FGTS
Esta segunda modalidade de saque deve começar a partir de 15 de junho e ir até 31 de dezembro de 2020, e pagará até R$ 1.045,00 por conta ativa ou inativa. Porém, ela ainda depende da aprovação do Congresso Federal para ser vigorada.
A Caixa Econômica Federal será a responsável pelo pagamento e pela divulgação do calendário oficial. Vale informar que o dinheiro que será pago, vem da reserva dos trabalhadores ativos entre os anos de 1971 e 1988, mas que não buscou os valores de suas contas.
Fonte: G1